Atos de vandalismo depredam estações do Move em BH

Plataforma coberta da Estação Move São Gabriel com espaço para movimentação de vários ônibus durante o dia. Foto: Divulgação PBH

Atos de vandalismo depredam estações do Move em BH

25/04/2017 | 12:01 | atualizado em 01/06/2017 | 09:28

Nessa segunda-feira, dia 24 de abril, foi interditada uma escada rolante na Estação Vilarinho. No último final de semana o vidro de proteção da escada trincou, por um ato de vandalismo. Segundo a avaliação dos técnicos da OTIS, empresa responsável pela manutenção, a escada foi interditada pois a vibração poderia provocar a queda do vidro. Foi solicitado um orçamento para efetuar a troca. O elevador da Estação Vilarinho também é alvo constante dos vândalos e quase sempre está em manutenção. O elevador é o único meio de  acesso à estação do cadeirante e de pessoas com problemas de locomoção. Os deficientes visuais reclamam também do piso podo tátil, que teve parte arrancada e já não serve como orientação.

 

A estação São Gabriel possui seis escadas rolantes projetadas mas apenas três foram implantadas. Por causa disso, são feitas inversões operacionais no sentido de circulação , ora subindo, ora descendo, observando o fluxo de usuários. O problema é que por causa de  um desgaste no corrimão, provocado pelo mau uso, uma das escadas parou. As outras duas escadas estão funcionando apenas para subir. Neste caso a inversão do sentido foi desaconselhada pelos técnicos, pois potencializaria o desgaste da polia, levando em pouco tempo ao travamento do equipamento. Na estação Barreiro são 12 escadas rolantes, seis estão funcionando normalmente, as outras 6 estão paradas. Uma ordem de serviço foi emitida no dia 03/04. O prazo da Atlas Schindler para a conclusão das manutenções é de até 90 dias.

Além das escadas rolantes e elevadores o vandalismo também atinge os banheiros, onde portas, torneiras e até vasos sanitários  são arrancados,  Muitos extintores de incêndio foram roubados, e as paredes das estações são alvos constantes de pichações. 

A BHTrans vai promover uma campanha de conscientização para destacar a importância de se preservar as dependências das estações e os ônibus do MOVE.

A Prefeitura de Belo Horizonte já determinou os reparos das escadas rolantes, elevadores e demais equipamentos danificados nas estações. E vai reforçar a segurança para coibir atos de vandalismo.

Fonte: prefeitura.pbh.gov.br/noticias/atos-de-vandalismo-depredam-estacoes-do-move-em-bh

admin

Um texto sobre min....