BH em Pauta: Urbel prepara voluntários para período chuvoso

Cidadãos voluntários dos Núcleos de Alerta de Chuvas e Núcleos de Defesa Civil recebendo homenagem pelos serviços prestados à população na Câmara Municipal em setembro. Foto: Divulgação PBH

BH em Pauta: Urbel prepara voluntários para período chuvoso

27/09/2017 | 17:32 | atualizado em 29/09/2017 | 09:50

Com a aproximação do período chuvoso em Belo Horizonte, entre outubro deste ano e março de 2018, moradores de áreas de risco geológico e de locais propensos a enchentes e alagamentos estão preparados para colaborar nos trabalhos de prevenção de acidentes e auxílio às famílias. Atualmente, Belo Horizonte conta com 43 Núcleos de Alerta de Chuvas (Nac), formados por 408 integrantes que atuam em áreas de inundação, além de 49 Núcleos de Defesa Civil (Nudec), com 419 voluntários que desenvolvem ações em vilas e favelas da capital.

Segundo Isabel Volponi, diretora de Risco e Assistência Técnica da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), o Programa Estrutural de Áreas de Risco (Pear) é o modelo de gestão do risco geológico adotado na capital mineira. Uma das características desse programa é o trabalho integrado com a comunidade. “Para prevenir acidentes, monitorar as áreas e reduzir as situações de risco, sempre contamos com o apoio dos voluntários em diversas ações, preparando-os durante o ano todo, com treinamentos, capacitações e visitas monitoradas. Por serem moradores das comunidades, conviverem com o risco de perto e pelo comprometimento, eles engrandecem ainda mais o nosso trabalho”, enfatizou.

Joel Vieira é voluntário desde a criação do Nac do bairro São Paulo, na região Nordeste de Belo Horizonte. “Eu já passei por uma situação de risco tempos atrás, já saí de uma enchente. Fui indenizado e sou muito grato por estar aqui e ainda poder ajudar. Quando a gente começa a olhar para o nosso bairro e para a nossa cidade, e não para o nosso próprio umbigo, a gente consegue fazer um país melhor”, afirmou.

Homenagem

Esses parceiros, que trabalham em conjunto com o poder público, por meio da (Urbel), da Defesa Civil e de outros órgãos da Prefeitura, receberam uma homenagem pelos serviços prestados à população na Câmara Municipal em setembro.

Moradora da Vila Jardim do Vale, na região do Barreiro, Joventina de Souza participa do Núcleo de Defesa Civil há 20 anos e ficou emocionada com o reconhecimento de sua dedicação. “Eu gostaria de agradecer à Prefeitura e a todos os órgãos envolvidos por todo esse tempo que estivemos juntos. E, principalmente, à Urbel, que sempre esteve comigo nos momentos mais difíceis. Tudo que fizemos em parceria foi importante para diminuir e muito o risco geológico nas vilas. É com muita honra que faço parte dessa conquista. Peço aos meus companheiros que continuem nessa luta”, disse.

 

 

Fonte: prefeitura.pbh.gov.br/noticias/bh-em-pauta-urbel-prepara-voluntarios-para-periodo-chuvoso

admin

Um texto sobre min....