CRJ recebe exposição fotográfica do velejador Amir Klink

CRJ recebe exposição fotográfica do velejador Amir Klink

31/10/2017 | 12:53 | atualizado em 20/11/2017 | 14:26

A exposição “Linha D’Água – Viagens oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” acontece em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, dia 3 de novembro, no Centro de Referência da Juventude (CRJ). Dedicada à reflexão sobre o uso racional da água, a exposição reúne 30 fotografias do acervo de Amyr Klink e poderá ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 14h. A exposição ficará na capital mineira até o dia 11 de novembro.

 

Além da exposição, no dia 4 de novembro (sábado), Amyr Klink fará uma palestra gratuita no local, às 14h. É necessário retirar vale-palestra neste link.  

 

Consumo consciente

Amyr Klink já realizou mais de 40 viagens oceânicas e tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários de água. É muito? Pouco? Quantos litros de água você gasta por dia? Seria possível viver consumindo menos de três litros por dia? Amyr Klink garante que sim.

 

Há mais de 30 anos, ele passou 100 dias num barco a remo, com um consumo diário de 2,7 litros de água. A viagem foi a primeira travessia do Oceano Atlântico a remo, e até hoje o navegador brasileiro é o único homem do mundo que conseguiu completar esta façanha. A experiência deu origem ao livro “Cem Dias Entre Céu e Mar‟, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos dez livros mais vendidos de não- ficção no Brasil.

 

Viabilizado através da Lei Rouanet, a exposição itinerante foi inaugurada em 2014, e já passou por vários estados brasileiros. 

 

O Projeto “Linha D‟Água” conta ainda com um livro catálogo da exposição e uma cartilha infantil ilustrada com conteúdo relacionado ao consumo consciente da água. O material estará à disposição dos visitantes; escolas participantes também receberão o material didático. A exposição receberá visitas monitoradas, e as escolas interessadas podem realizar agendamento pelo e-mail producao@dcolor.art.br

 

 

Sobre Amyr Klink

 

Paulistano, nascido em 1955, Amyr formou-se em economia e administração, e ficou internacionalmente conhecido por suas viagens marítimas ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou as expedições em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo.

 

É autor de cinco livros que registram algumas de suas principais viagens, como a travessia a remo do Oceano Atlântico, narrada em “Cem Dias Entre Céu e Mar” (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, contada em ”Parati: entre dois polos” (1992); e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica – onde estão os mares mais perigosos do planeta – relatada em “Mar sem fim‟ (2000). Constam em seu currículo mais de 2.500 palestras no Brasil e exterior, realizadas ao longo desses 30 anos.

 

 

O CRJ

O Centro de Referência da Juventude de BH (CRJ) é o primeiro equipamento público direcionado especificamente para juventude. Criado com o objetivo de promover atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, empreendedorismo, dentre outras, o espaço é voltado para o público de 15 a 29 anos.  Além disso, o centro produz e divulga informações de interesse dos jovens; ampliando a formação, o conhecimento, as oportunidades e as habilidades que possam auxiliar na inserção social e profissional dos jovens.

 

 

Infraestrutura

 

Em funcionamento desde 2016, o CRJ conta com instalações arejadas e bem iluminadas que abrigam duas galerias de arte, três salas multiuso, uma sala de arte com piso amortecedor, estúdio acústico, arena com capacidade para 150 pessoas, auditório climatizado para 230 pessoas, além de cozinha e refeitório. O espaço abriga ainda a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH, da Fundação Municipal de Cultura.

Fonte: prefeitura.pbh.gov.br/noticias/crj-recebe-exposicao-fotografica-do-velejador-amir-klink

admin

Um texto sobre min....